25 de abril de 2010

Os Relógios

Um homem morto é encontrado na sala de visitas de uma senhora cega, Miss Pebmarsh, e aparecem quatro misteriosos relógios – que não pertencem à dona da casa – marcando quatro horas e treze minutos. Sheila Webb, funcionária do Escritório Cavendish de Secretariado e Datilografia, é chamada para um trabalho externo, justamente na casa de Miss Pebmarsh, e encontra o cadáver. Mas, Miss Pebmarsh afirma não ter solicitado nenhum serviço do Escritório Cavendish...

Um livro que prende do início até a última página! Bem característico de Agatha Christie, Os Relógios revela uma história de mistério extremamente engenhosa. À medida que se desenrolam os fatos, o leitor é envolvido de tal forma que se vê, ele mesmo, analisando as pistas e tentando desvendar o crime. E sinto informar que dificilmente terá êxito, uma vez que a trama não deixa escapar as respostas antes do final. Os acontecimentos são muito bem arquitetados, há um motivo e uma explicação por trás de todo o ocorrido, e cada um dos personagens é dotado de personalidade singular. Para resolver o mistério de Os Relógios temos o Detetive-Inspetor Hardcastle, Colin Lamb e, claro, a presença ilustre de Hercule Poirot – capaz de encontrar a solução “sem sair de sua poltrona”.

Um aspecto que merece comentário positivo é o fato do livro não se limitar apenas ao crime e investigação. Claro que estes dois pontos são o propósito do livro, mas há também uma pequena parcela de aspecto humano envolvido, algo do tipo “segredos pessoais do passado que agora vêm à tona”. Em algum momento, até podemos pensar que toda essa parte poderia ser mais bem desenvolvida na história; no entanto, é preciso considerar que, se assim fosse, o foco no crime seria em parte perdido, e a trama seria conduzida a um lado talvez mais emocional do que devesse ser. Enfim, com essa breve reflexão concluo que a trama é dosada de forma ideal em cada um dos seus aspectos. Apesar das pitadinhas de emoção, a história é bastante racional e, neste caso, é isso que a faz ser devorada avidamente pelo leitor (que busca respostas racionais e coerentes aos fatos ali apresentados).

Não sei se deveria fazer o comentário a seguir, já que o achei demasiado pessoal, mas resolvi fazê-lo mesmo assim. Acho que acabei tão envolvida com a história que, não sei explicar o porquê, o final não superou minhas expectativas – apenas atendeu-as. Mas adianto: acredito que o problema foi totalmente comigo. Sinceramente, se me perguntarem, não sei explicar por quê, ou mesmo o que eu mudaria no final. Simplesmente não sei. Criei expectativas imensas (mesmo!) no decorrer da história, talvez tenha sido esse o motivo. O livro é muito bom e o final foi coerente e revelador. Apenas, ao terminar a leitura, não me vi boquiaberta e pensando no final durante um bom tempo, como achei que ficaria.

Colocando todos os comentários e reflexões na balança, finalizo dizendo que Os Relógios é um ótimo livro e recomendo-o fortemente. Até hoje, nunca li nada da Agatha Christie que não valesse a pena ter lido, e este livro não foge à regra!

Título: Os Relógios
Autor(a): Agatha Christie
Publicação original: 1963

7 comentários:

  1. hun... Agatha realmente é mara!! ;D Quando eu tiver mais tempo, e com mais verba para sustentar meus desejos literarios, eu irei comprar alguns livros da Agatha..,
    Bjon

    ResponderExcluir
  2. Não tenho esse livro, mas fiquei com vontade ler. Comprei esse livro para a promoção beleza cultural. Possuo alguns livros de Agatha, toda vez que pego um pra ler eu compro um de outro estilo e ele sempre fica pro final da fila... vou dar mais atenção à ela. =)

    ResponderExcluir
  3. Só li um livro da Agatha Christie, que é A Hora das Bruxas. Pretendo ler mais :D
    :*

    ResponderExcluir
  4. Adoro os livros da Agatha, estou fazendo o projeto agatha christie tenho que voltar ainda estou no terceiro rs

    bjoo

    ResponderExcluir
  5. Agatha é apaixonante, vicia após o segundo livro, ou até mesmo no primeiro.

    O fato é que o primeiro a gente nunca esquece. Meu primeiro foi O Inimigo Secreto.

    Os relógios ainda não li, mas está na listinha (irônico) de leitura.

    Ah... Aline, improvisei um banner para seu blog e o coloquei na página de parceiros do meu, para retribuir o link!

    Abração

    Ademar Júnior
    http://coolturalblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro os livros da Agatha Christie! Quero muito ler esse ;) Adorei a resenha viu =D

    beijos

    Mandy - http://mylittleworldofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...