1 de agosto de 2012

O Espião [Clive Cussler / Justin Scott]


O ano é 1908 e a iminência da Primeira Guerra Mundial se faz sentir através de tensões internacionais.
Nos EUA, o aparente suicídio de um talentoso projetista de canhões de couraçados faz com que sua filha busque a Agência Van Dorn para investigar o caso e limpar o nome do pai. O detetive Isaac Bell é escalado para a investigação e percebe se tratar de um caso de assassinato, e não de suicídio como se acreditava até então. A morte de outros profissionais de destaque da área naval revela a existência de um ardiloso espião envolvido em tudo isso...
O Espião é o terceiro de uma série de cinco livros – independentes entre si – com as aventuras de Isaac Bell.

O ritmo frenético do livro é sentido desde o início, ao mergulhar o leitor logo de cara no assassinato de Arthur Langner, um projetista de canhões da Marinha dos Estados Unidos. Nomes e acontecimentos que parecem surgidos do nada não demoram a tomar forma e a delinear com precisão a história a ser contada – e que história!

A riqueza de detalhes e um aspecto histórico que marca presença são dois grandes trunfos do livro. A narrativa corre pelas ruas do Hell’s Kitchen, em Nova Iorque, mostrando o universo dos gângsteres e suas práticas. Detalhes e descrições mais técnicas dos couraçados e canhões podem desanimar alguns, mas pessoalmente não achei que estiveram em excesso; ao invés de entediar, criam certa curiosidade e não chegam a fazer com que o leitor se perca (mesmo que sejamos leigos no tema, o colega Google está aí para essas coisas). Ou seja, a ação é constante e Cussler soube manter o ritmo que histórias de mistério e espionagem normalmente pedem.

Além dos personagens atraentemente intrigantes (o detetive Isaac Bell, sagaz e divertido, faz com que o leitor queira acompanhá-lo em suas empreitadas), o livro retrata o charme da época na medida certa e sem sair do contexto da trama.

Aos apreciadores de histórias de mistério e aventura: O Espião merece sua atenção na próxima visita à livraria. A ótima elaboração em termos de momento histórico é um plus que faz toda a diferença. Sim, porque livros do gênero precisam convencer, e este aqui certamente o faz.

Título: O Espião
Título original: The Spy
Autor(a): Clive Cussler / Justin Scott
Editora: Novo Conceito
Edição: 2012
Ano da obra: 2010
Páginas: 416

2 comentários:

  1. Gosto muito de livros de mistério. Nunca tinha ouvida falar desse livro, mas pela sua resenha parece ser ótimo!
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    P.S: Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Vou te falar uma coisa louca. Sabe quando tu lê um livro ate gosta, mas não vai ler nunca mais?
    Ese é meu caso de amor&ódio com O Espião.
    Ele é incrível, super detalhado, história bacana, mas, passei o meu pra frente.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...