10 de março de 2012

Vi na Livraria: Dublinesca


DUBLINESCA, de Enrique Vila-Matas, ed. Cosac Naify

Oitavo título de Enrique Vila-Matas publicado pela Cosac Naify, Dublinesca narra a história de um renomado editor catalão, Samuel Riba, que chega à meia-idade imerso numa profunda crise existencial, amorosa, sentimental e histórica. Abstêmio e aposentado, trocou o álcool pelo computador e ressente-se da falta de uma vida social agitada, com autores e eventos literários. Riba deseja estar em Nova York, “o centro do mundo”, onde vive seu amigo Paul Auster. Mas seu provincianismo, e a vontade de dar o que chama de “salto inglês”, o faz buscar refúgio em Dublin, na Irlanda. Lá, guiado pelo Ulysses, de James Joyce, e imaginando-se testemunha da grande crise editorial do século – o atropelo do livro impresso pelo digital –, Riba pretende comemorar o bloomsday e promover um “funeral íntimo” de uma época: velar a passagem da era de Gutenberg para a do Google. A orelha da edição brasileira é assinada pelo escritor argentino Ricardo Piglia.

6 comentários:

  1. Achei super interessante essa coluna, achei a sinopse legal e a capa interessante, essa é a primeira vez que eu vejo essa obra.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oiii ^^
    Interessante a coluna, bem diferente rs. Mas você nem postou nada sobre sua opinião, se tem vontade de ler e tal, rs. Enfim... O livro parece bacana, não é do meu tipo favorito, mas interessa :D

    Beijo, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, passando para uma visita!
    Tem meme pra vc no meu cantinho.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a coluna, Aline! Muito legal indicar livros vistos na livraria. Mas esse livro não me chamou a atenção dessa vez, acho que não faz muito o meu estilo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. @�Nanda
    Oi Nanda, pois é, esse post foi meio corridinho, acabei não falando nada além da sinopse... Mas sim, com certeza, tenho vontade de ler este livro desde a primeira vez que ouvi falar nele. Sem falar que como morei em Dublin por 1 ano, tenho uma certa curiosidade qdo vejo a cidade na literatura, ou então tb curiosidade de ler autores irlandeses, enfim.

    Bjo e obrigada por comentar! ^^

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro bastante interessante. Não conhecia o título, mas caso você leia, conte pra gente! :D

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...