14 de fevereiro de 2012

5 motivos para ler Gabriel García Márquez

O autor escolhido para este “5 motivos” é ninguém menos que Gabriel García Márquez, ou simplesmente Gabo! Meu autor preferido, poderia transformar o post de 5 para 1000 motivos, mas calma!, não farei isso. =P

Gabriel García Márquez nasceu a 6 de março de 1928, em Aracataca, Colômbia. Jornalista, editor, ativista político e militante de causas sociais, Gabo iniciou sua carreira literária com a publicação de contos. Seu maior sucesso, Cem Anos de Solidão, já foi traduzido em 35 idiomas e teve venda calculada em mais de 30 milhões de exemplares.

1. García Márquez foi o criador do realismo mágico na literatura latino-americana. Aqui, grosso modo, o irreal e o absurdo nos são apresentados como algo comum e até mesmo corriqueiro, mas que nem por isso deixa de abordar grandes temas sociais. O realismo mágico – ou realismo fantástico – desenvolveu-se na América Latina de tal forma que possui relação estreita com a ideia de identidade na literatura latino-americana.

2. Em 1982 (há exatos 30 anos), o autor recebeu o Prêmio Nobel de Literatura pelo conjunto de sua obra. Recebeu também o Prêmio Esso de Literatura Colombiana, foi declarado “Doutor Honoris Causa” pela Universidade de Colúmbia (Nova Iorque), além de ter recebido a condecoração “Légion d’Honneur” do governo francês, entre outros prêmios.

3. Ele escreveu Cem Anos de Solidão, e este já seria um motivo mais que suficiente. A obra é de 1967 e é considerada um marco na literatura latino-americana, tendo sido pioneira no estilo que ficou conhecido como realismo mágico. O enredo narra a história da família Buendía durante gerações, em uma aldeia fictícia chamada Macondo. Aliás, em 2012 celebra-se o 45º aniversário da publicação da obra.

4. Algumas de suas obras foram – muito bem – adaptadas para o cinema, tais como Do Amor e Outros Demônios (dirigido por Hida Hidalgo, 2009) e O Amor nos Tempos do Cólera (dirigido por Mike Newell, 2007), este último conta com a participação de Fernanda Montenegro.

5. García Márquez confessa que foi bastante inspirado e influenciado, no início de sua carreira, pela obra A Metamorfose, de Franz Kafka.

PRINCIPAIS OBRAS:

Ninguém Escreve ao Coronel (1961)
Cem Anos de Solidão (1967)
Crônica de uma Morte Anunciada (1981)
O Amor nos Tempos do Cólera (1985)
Do Amor e Outros Demônios (1994)
Memória de Minhas Putas Tristes (2004)
Viver para Contar (2002) – primeiro volume de sua autobiografia

7 comentários:

  1. sempre ouvi falar muito, mas muito bem dele. nunca li, mas como tem alguns livros dele aqui em casa, em breve darei uma chance. só o fato de ser nobel da literatura e ativista político já me atrai pelas obras dele :D

    ResponderExcluir
  2. Uma vergonha que eu ainda não tenha lido nada do autor!
    Preciso corrigir isso!
    Não sabia dos dois primeiros motivos, muito bom o post!!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse autor, mas agora me interessei! Vi sua animação quanto a ele, e quero me sentir assim do mesmo jeito! Hahahhaa. Legal saber que ele teve inspirações em Frank Kafka.

    Beijos!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu ja li as cronicas dele, pra minha aula de espanhol e confesso que todos deveriam mesmo ler pelo menos um livro dele. Ele tem várias poesias extremamente belas tbm.

    Beijokas! :*

    Raphaela
    Equalize da Leitura { http://equalizedaleitura.blogspot.com }
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  5. JULGO QUE SIM,PELO MENOS UM LIVRO;PORQUE A SEGUIR TORNA-SE IMPOSSIVEL RESISTIR AOS OUTROS.

    ResponderExcluir
  6. Tenho um problema com Cem Anos de Solidão. Já tentei lê-lo mil vezes e nunca consegui terminar. E não é por não estar acostumada a narrativas mais densas, é que, pra mim, realmente 'não rolou'. Mas reconheço a importância do autor.
    Gostei de saber que ele se inspirou em Kafka - que adoro.
    Parabéns pelo post! Adorei o blog, passarei aqui mais vezes!
    Beijos

    Gleice
    @MPessoais
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  7. Já peguei vários livros para ler dele, mas não li nenhum.
    Não tem um motivos específico, é que sempre passo outra coisa na frente e fica por isso mesmo.
    Adorei o post.

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...