19 de janeiro de 2012

Que tal sair para... LER?!

Hoje resolvi falar de um hábito que tenho alimentado cada vez mais: sair para ler. Pode parecer bizarro para alguns, mas acreditem, tem dias em que não há nada melhor que sentar em um café e passar longos momentos na companhia de um bom livro e um expresso bem amarguinho (ou um cappuccino, ou um chá, ou um chocolat viennois...). E posso garantir que um livro – ainda que, sinto muito, não vá encarar seus olhos e dizer algo meigo ou sexy – é uma companhia e tanto. Gosto particularmente daqueles cafés com ambiente mais aconchegante e intimista, poltronas em cantinhos estratégicos. Estes são os melhores, você se larga numa poltrona e as horas passam sem que você perceba.
Chocolat viennois =)

Tão comum hoje em dia são as livrarias que possuem seu próprio café (ou às vezes até um bistrozinho) que, teoricamente, são um convite para folhear livros e revistas à venda no estabelecimento enquanto toma um café e belisca alguma coisa. Digo teoricamente porque, apesar de até frequentar esses lugares, eu nunca levo os livros da loja para dar uma olhada básica enquanto estou na cafeteria – não sei bem por quê... medo de sujar os livros, talvez – e também nunca prestei atenção para ver se alguém de fato o faz.

Agora, uma coisa genial que existe aqui na França é o que se chama café-lecture (ou café-leitura). Cafés (que servem também alguns pratos, além de vinhos e outras bebidinhas) que possuem estantes recheadas de livros e outras publicações para deleite do frequentador. Não há venda de livros, eles estão disponíveis apenas para consulta no próprio local. Infelizmente, esses estabelecimentos não são tão numerosos porque dependem da ajuda de associações e coisas do tipo – os próprios locais são parte de associações –, e ainda da doação facultativa anual de valor simbólico da parte de quem frequenta.

Le Remue-Méninges, na cidade de Saint-Étienne

Les Augustes, em Clermont-Ferrand
Pertíssimo de onde estou morando há um desses simpáticos cafés, o Les Augustes. Nem preciso dizer que sou frequentadora (mas não tão assídua quanto gostaria). Como se não bastassem os livros, ainda há uma ótima programação que vai de música, passando por debates e minipalestras, a leitura de contos e sessões de conversação em língua estrangeira. Também estão à disposição alguns jogos de tabuleiro (infelizmente bastante velhos e faltando peças). Acho delicioso o aspecto peculiar desses lugares; os sofás desbotados, a mobília antiga e as paredes envelhecidas não são atraentes aos olhos de todo mundo. Os frequentadores geralmente são gente mais alternativa, porém é interessante notar que lá é possível achar pessoas de todos os tipos e de todas as idades.

Enfim, sair para ler é algo legal, muito longe de ser um programa para solitários e tristes. Mas quando bate aquela preguiça de tirar o pijama, não há melhor alternativa que fazer você mesmo seu café-leitura. Aquele livro que você está lendo, mais algumas revistas de assuntos diversos e o que mais você quiser (vale até folheto de supermercado... ok, não é para tanto!). Um lugar aconchegante, sem esquecer as bebidas quentes e gostosas – ou até um vinho –, e alguns biscoitos. Ficou inspirado? Eu fiquei, e muito!

11 comentários:

  1. Eu partilho desse mesmo gosto por leitura e café! Adoro, especialmente aquela poltrona no cantinho estratégico... e um café para dar asas à imaginação.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica do café-leitura, Aline. Que delícia! Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Ler é bom. Não importa em que lugar seja!

    Tem post novo no meu blog (: Visita *-*

    Bjonas!

    Fique com Deus <3

    ResponderExcluir
  4. Antigamente a gente adorava um sofazinho de livraria, né? Hahaha. Sofá da Siciliano, para ficar folheando livro de signos, horóscopos ultrapassados, sexo entre signos... hahaha. Bons tempos.
    Quanto a ler em cafés, eu prefiro mais tomar café e escrever do que vejo no entorno. Eu sempre serei um grande observador da sociedade e da urbe. Não consigo me concentrar em leitura inserido em ambiente tão atrativo como esse para espiar...

    ResponderExcluir
  5. @Pedro Paulo Bastos
    Hahaha pois é, eu continuo adorando os sofazinhos, mas já faz tanto tempo que num sento p/ olhar os livros do jeito que a gente fazia. Nossa, pois é, eu vou principalmente p/ ler, mas quando preciso escrever algo, eu faço o mesmo ritual, mas só faço apontamentos, tópicos mesmo, e o texto de verdade nasce depois.
    Ahhh, precisamos ir na livraria!! Heheh. Livros de signos são legais =P

    ResponderExcluir
  6. Nossa, se houvesse um café-leitura na minha cidade eu não ia mais sair de lá asuhuhauhsuha



    BiahB - Garota Pai D'égua
    www.garotapaidegua.com

    ResponderExcluir
  7. Que delícia, Aline!
    Deu vontade de dar um pulinho na França (e aprender francês rs) só pra isso!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Livros, café e chá são coisas que combinam perfeitamente, pelo menos para mim! :D

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  9. Aline, eu moro em São Carlos (no interior de São Paulo) e já vi por aqui e por outros lugares, como Curitiba, um lugar que chama Bookafé. Não foi bem o que eu esperava, acontece que os únicos livros que tem disponível ali são de uma certa religião que eu não consegui entender qual é, e ela não é muito favorável a nós, mulheres. Mas já foi uma iniciativa.
    Sempre pensei muito nesses cafés onde você pode pegar qualquer livro pra ler, com uma música ambiente gostosa, um lugar aconchegante... Mas não sei se por aqui daria certo. Acho, de verdade, que muitos livros seriam levados dos lugares, infelizmente. E, além disso, não sei se iria pra frente porque o povo brasileiro não é muito chegado nos livros (infelizmente, também).
    Mas quem sabe um dia de certo por aqui, não?

    adorei a matéria :)
    beijo, Gaby.

    ResponderExcluir
  10. @Gaby
    Infelizmente tenho a mesma sensação de que no Brasil algumas pessoas provavelmente levariam embora os livros. Talvez se houvesse algum sistema de controle semelhante às bibliotecas, mas aí acredito que a espontaneidade do ambiente se perderia. =S

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...