10 de outubro de 2011

O Voo da Estirpe [Adriana Vargas Aguiar]

O review de hoje traz uma obra participante do Clube dos Novos Autores. Para quem não conhece a iniciativa, vale a pena visitar o blog. =)

Uma história de amor que ultrapassa barreiras. Clarice vive seus dias sem realmente se dar conta de que está viva, sem aproveitar cada instante e cada sopro de vida em seus poros. Até conhecer Klaus, portador de uma doença terminal. O amor é inevitável e vem acompanhado do medo da perda. Através de Klaus, Clarice descobre o que significa viver e, a partir de então, liberta-se de antigos padrões para finalmente encontrar-se com ela mesma, em um importante ciclo de autoconhecimento.

O Voo da Estirpe – primeiro livro da trilogia de mesmo nome – traz uma leitura rica em conteúdo. Repleto de sentimento, o enredo emociona e incentiva a reflexão. Diria até que é praticamente impossível ler o livro e não ser tocada(o )por ele em nenhum momento.

Clarice, a personagem central, nos narra em primeira pessoa toda a transformação pela qual sua vida é submetida. E essa característica da narração é, a meu ver, mesmo fundamental para que a história tenha certo tom pessoal, aspecto que envolve o leitor como se este recebesse confidências com o coração aberto.

Ainda mais que os acontecimentos em si, o que realmente cativa o leitor são os personagens, Clarice e Klaus, tão humanos em suas qualidades e defeitos, erros e acertos. Inclusive arrisco dizer que todo mundo tem um pouco de Clarice em si. Através da jornada ao encontro de sua essência como ser humano, somos levados a olhar para o interior de nós mesmos e, nem que seja por um instante, passamos a ver a vida portando outras lentes. Já Klaus, por sua vez, lida com sua condição de maneira admirável – chega a ser meio surreal, confesso, mas ainda assim, carrega grandiosa beleza em seus atos.

Durante a leitura, alguns aspectos da narrativa me incomodaram um pouquinho (em relação à pontuação, no geral), mas friso que se trata de uma opinião realmente pessoal. No mais, a leitura flui com naturalidade, sendo bem possível devorar o livro em poucas horas.

Para finalizar, O Voo da Estirpe nos brinda com uma leitura que nos torna incapazes de encarar com indiferença. O livro é tocante e acredito que, após lê-lo, ninguém sairá ileso.

Título / Título original: O Voo da Estirpe
Autor(a): Adriana Vargas Aguiar
Clube dos Novos Autores
Ano: 2011

7 comentários:

  1. Obrigada pelos comentários sobre o livro; pela atenção dispensada à leitura, tratando o livro com o devido carinho, fazendo a diferença em sua história.
    Gostei muito da resenha.
    Parabéns!
    Adriana
    CLUBE DOS NOVOS AUTORES

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, já tinha visto o livro da Adriana algumas vezes, mas essa capa nova está maravilhosa! Nunca tinha lido uma resenha, gostei muito, espero poder ler também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a sinopse, gostei e lerei quando tiver oportunidade! Espero não me incomodar com o problema da pontuação =D

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aline :) O título do livro não me parece estranho. Tenho certeza que já ouvi ou li algo a respeito, mas não imaginava que se tratasse de um romance tão profundo, sensível e recheado de aspectos psicológicos. E muito menos esperava que fosse uma trilogia. =)
    É o tipo de livro que eu leria imediatamente se estivesse com um exemplar em mãos.

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas a sua resenha me deixou curiosa. Antes mesmo de você citar que cada um pode ter um pouco de Clarice dentro de si, mas estava imaginando que este era o tipo de livro em que nos identificamos. Gostei.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Nossa bem legal parece ser interessante o livro vou te dizer de verdade. E acho que tem um site tbm n?

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline!
    Nossa, é tão bom saber que a cada dia surgem mais bons autores brasileiros!
    Com certeza vou querer ler esse também!
    Beijos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...